08 junho, 2008

Ecologia

Esta instalação de nome ECOLOGIA é constituída por várias peças de porcelana. Previamente esculpida foi posteriormente pintada. (Esta instalación de nombre “Ecología” é constituida por varias piezas de porcelana. )

Criei-a especialmente para participar numa Convenção Internacional de Pintura em Porcelana em Campos do Jordão no Brasil, em 2006. (Fue creada especialmente para participar en una convención internacional de pintura en porcelana en Campos de Jordão, Brasil – 2006.)

Através destas fotografias, não podemos visualizar os 360º desta obra, nem todos os elementos nela representados. (A través de las fotos, no podemos visionar los 360 ª de la obra, ni la representación de todos sus elementos.)

Fauna, flora, reino mineral, mar, céu, terra e humanidade, sustentam os braços desta balança bem sensível denominada Ecologia.
( Fauna, Flora, reino mineral, mar, cielo, tierra e humanidad, sujetan los brazos de una balanza tan sensible, denominada Ecología.)
Não sei com quantas horas de trabalho a terminei, perdi-lhe a conta, mas sei que foram muitíssimas. (No se cuantas horas de trabajo lleve haciéndola, le he perdido la cuenta, pero se que fueran muchísimas.)
Lembro-me que quando pintava a paisagem do Porto (no interior das paredes da peça), ao cabo de 5 horas de trabalho apaguei tudo e recomecei no dia seguinte.
Detalhe da parte exterior.
Representei a fauna, com uma sobreposição de chitas, pinguins e meninas de vários pontos do planeta sob um fundo de cores pastel. (He optado por representar la fauna con una sobre posición de chitas, pingüinos, y niñas de varios puntos del planeta, sobre un fondo de colores pastel.)


Pormenor da base da peça. (Detalhe de la base)
A representação do mundo dos minerais, encabeçados com elementos aztecas a simbolizar a ancestralidade dos artífices em prata. (La representación del mundo de los minerales, encabezados con elementos aztecas, quiere simbolizar la ancestralidad de los artífices en plata.)

Bem ........
e pensar que tudo começou assim !
(Pues.....
Y pensar que todo ha empezado así
)






(Um trabalho da autoria de Noémia Travassos)

5 comentários:

Anónimo disse...

tgQuão absorvente é o olhar/alma da artista. No seu todo, purosa e magmática. A elegância com que ela veste as peças que lhe saiem das mãos é desmedida - "Ecologia" bem o prova.
A sensação que me fica em relação a esta instalação é que já o era antes de o ser: a inter-relação entre a artista e a obra é visível. Quem é uma, quem outra?
Para mim a essência está na base:
e, apetece-me dizer - partiu/ em direção a todas as/ pombas/ depois/ poisou o pandeiro frio/ e brincou com as ramas/ acordado/ estava sonhando/ com pássaros na garganta.
Abençoadas mãos! Magistrais.

Um dia destes volto.

ebb

Anónimo disse...

Não é tanga, "quão absorvente é o olhar..." é mesmo verdade, não sei como apareceu aquele tg...colou, ficou. Acreditem que não sou gaga...

Até breve

ebb

Ana Oliveira disse...

Tive o prazer de ver-absorver esta magnífica peça numa exposiçaõ nacional e não tem conta o tempo que a rondei...sem contudo conseguir "ver" todos os pormenores.
Parabéns Noémia, é uma obra de arte
Ana

Isaura disse...

Mas que maravilha, não me canso de olhar, é linda esta peça, linda!!
Parabéns!

Noemia Travassos disse...

Obrigada EBB, Ana e Isaura.

São palavras de força como as vossas que me incitam a continuar na luta entre a imaginação e, a minha eficiente habilidade para materializá-la. Por vezes é um processo difícil, estabelecer a ponte entre uma ideia etérea e a sua concretização.
Obrigada Amigas e continuem a participar porque "Juntas, somos força criadora"!