16 junho, 2008





Peça de Peter Faust.


Para falar sobre lustres nada melhor que usar a imagem de um trabalho do Artista Peter Faust, que para além da criatividade e imensa mestria com que transforma as peças de porcelana em verdadeiras obras de arte é um conhecedor do trabalho com lustres, não só pelo conhecimento teórico dos mesmos , mas também pela experiência e experimentação de anos.

Dele e sobre lustres e sua utilização, deixo aqui alguns apontamentos retirados de um dos livros de sua autoria.

Os lustres são compostos metálicos dissolvidos em produtos orgânicos, que se apresentam liquidos e de cor acastanhada, tal como o ouro e a prata, antes de queimados.

Aplicados sobre vidrado, seja de cerâmica ou porcelana, e depois de queimados, resultam em superfícies suaves e iridiscentes, de cores fortes ou delicadas, dependendo do método usado na aplicação.

As cores puras são normalmente fortes e profundas, podendo ser diluidas com um diluente próprio para lustres, o que permite vários matizes da mesma cor. Quando aplicados em camada espessa pode ocorrer que saltem ou resultem sujos e baços depois da queima. Também se recomenda que se usem pincéis perfeitamente limpos, de preferência um para cada cor e esponjas novas para que o efeito final seja o mais perfeito possível.

Muito mais há a dizer sobre este material surpreendente nos seus resultados finais, criando sempre ansiedade na hora de abrir a mufla e não raras vezes defraudando as nossas expectativas, mas para não me tornar maçadora, em nova oportunidade continuarei a partilhar estas preciosas informações e dicas que traduzi livremente e apenas com a finalidade de as proporcionar a quem não tem, nem o tempo nem a paciência, para o fazer.


Até breve e bons trabalhos.


6 comentários:

Noemia Travassos disse...

Muito bom artigo Ana, sobretudo pelo espirito de partilha, porque é disso mesmo que tratamos neste cantinho virtual.
Todas estas dicas e os segredos que a nossa experiência nos vai revelando, são fontes de inspiração para quem nos visita.
É também uma forma muito realista de divulgarmos pelo mundo a maravilhosa arte de pintar porcelana e quem sabe.... fazer despertar em alguém, a vontade de experimentar umas pinceladas ???

Vovolu disse...

obrigado pela sua visita ao meu blog que comecei a pouco tempo mostrando o pouco que sei perante os artista com algum merito. Mais uma vez muito obrigado e até sempre. VOVOLU - LUCILIA

Ana Oliveira disse...

Obrigada Noémia
Aprendemos com a experiência dos outros...ensinamos com a nossa...e assim, dividindo e partilhando vamos divulgando esta bela arte da porcelana.

Ana Oliveira disse...

Lucilia
Força para continuar a trabalhar e a mostrar as suas coisas, pois todas precisamos umas das outras para crescer, partilhando todas as formas de arte...e volte sempre que farei o mesmo ao seu sitio.
Beijo
Ana

Diosita disse...

Preciosas pinturas. Yo también pinto en porcelana y quiero compartir con ustedes. (Lamento no saber escribir en portugués). Con afecto.

Noemia Travassos disse...

Hola Diosita,

Muchas gracias por tu comentario y por tus palabras en mi blog.
Te felicito por tus lindas piezas. Me encantaran los limones y el pocillo.
El blog “Amigos de la Porcelana” fue creado para compartir esta maravilla del arte con todo el mundo y en verdad el mundo me esta retornando el amor por el arte.
Por eso estoy encantada por tu contacto y dentro de un trato vas a recibir la invitación del servidor para que seas más una amiga y para publicar. Puedes hacerlo en español sin problema y yo después le añadiré la traducción en portugués. En la primera publicación habanos un poquito de ti y de cómo empezaste a pintar esta maravillosa arte.
Hasta pronto Diosota.