23 setembro, 2008

Arte em Porcelana - Um excelente anti-stress

Nada como um intervalo de férias para restaurar forças e recriar a saudade de voltar a sentir o cheirinho das tintas.
Com as paletas de cores bem organizadas (hum que maravilha Tino, parabéns ) e a concepção criativa em alta, não há mãos a medir… não há pinceladas perdidas.

Há sim, a leveza sustentável do espírito a aproveitar cada varrimento de cor e cada textura criada ao acaso, a favor do processo criativo.

Por isso, os trabalhos que estavam em curso terminaram hoje num ápice, enquanto os conscientes inquietantes, já pesquisavam ansiosos o que fazer a seguir.


Trabalho de Filomena Alves


Trabalho de Elsa Machado
O melhor tratamento anti-stress, é aquele que nos confere auto-estima e nos preenche com as nossas realizações e conquistas.
É claro que o grupo onde estamos inseridos tem um papel preponderante de entreajuda, porque a verdade é que nos inspiramos nas sinergias que brotam de todos.

1 comentário:

Elmar disse...

A caixa renovada do Tino!

A minha caixa de Tintas… A minha paleta de cores!

Entre muitas paixões na minha vida a pintura esteve sempre presente.
Um dia resolvi arranjar uma caixinha de pintura onde não faltasse cor nenhuma e com elas pudesse encher a minha tela ou porcelana de amor e ternura!
Quando a abri pela primeira vez, era como se estivesse a abrir um tesouro!
Olhei-a e vi que tinha todas as cores, cores brilhantes, cores doces e meigas.
O vermelho para pintar a paixão!
O preto para pintar a tristeza e o desgosto que a paixão e o amor por vezes arrastam consigo!
O amarelo para pintar as areias quentes, os girassóis e as rosas!
O laranja para pintar o pôr-do-sol a deitar-se sobre o azul do mar e dos céus!
Os azuis de várias tonalidades para preencher todo o horizonte!
O verde para pintar campos e jardins!
O castanho para pintar ninhos e as folhas velhas a caírem das árvores!
O Turquesa para pintar os sonhos e o carinho do abraço de uma criança!
Não tinha o branco, a cor menos usada da minha caixa...
Mas eu queria pintar a Paz!
Mas essa é a mais difícil de pintar! Porque a Paz é algo tão fugidio... o mundo vive em constantes agitações.
O nosso coração também vive sempre ansioso, em conflito ou com medos!
Por isso não fui capaz de pintar a Paz!
Mesmo assim vou enchendo o branco de cores , dando formas, criando sonhos e fazendo crescer fantasias...
Com a minha Caixinha de Tintas e com a minha Paleta de azulejo, cheia de cores, vou criando um mundo mágico como uma criança que brinca ao faz de conta.
Eu também viajo entre tintas e pincéis, vejo o outro lado do mundo com o meu olhar ora sereno, ora agitado!
Mas é a minha forma de ver o mundo...e deixar entrar a luz em meu coração!
Bem, as minhas tintas estão a chamar por mim...sentem saudades do meu jeito desajeitado...estão cansadas de estar fechadas,mescladas e não serem usadas...
Todo o ser humano e todos os objectos querem ser tocados , é uma forma de se sentirem desejados e úteis !
Tenho andado longe delas!!!
Vou dar carinho
à minha caixinha e enchê-la de novas cores fortes e doces!...
E abri-la de novo como um tesouro!

E.L.2007/03,modificado em 24/09/2009