01 fevereiro, 2008

Quantas vezes passamos pela VIDA sem a VER ?

E sem atender aos pormenores que marcam as diferenças com que nos sintonizamos?

Assim aconteceu à Mena quando decidiu retratar estas castanhas no ouriço. Teve de as olhar com “olhos de VER”.
A primeira fase do trabalho foi enquadrar a composição e desenhá-la. Depois passou à selecção da gama das tonalidades de verde.

1ª Queima
A fase seguinte foi pegar no pincel e ....começar a praguejar, porque o desgraçado não “deixava” a tinta na porcelana ! Que luta ... o que vale é que bastou a aproximação da “Mestre” para ele obedecer de imediato.
2ª Queima

3ª Queima e Voilá ! A obra final !

Mas quando olhamos com “Olhos de Ver” sempre queremos “Saber” mais e aprofundamos a pesquisa. Vejam o que descobrimos:

Há indícios que a castanha seja oriunda da Ásia Menor, Balcãs e Cáucaso e que já existe a par com a história da civilização ocidental, há mais de 100 mil anos.
As castanhas têm cerca do dobro da percentagem de amido das batatas e são ricas em vitaminas C e B6 e uma boa fonte de potássio.
Os gregos e os romanos colocavam castanhas em ânforas cheias de mel silvestre porque além de as conservar, impregnava-o com o seu sabor.

Uma vez mais, Mena, o teu esforço foi recompensado em muitas vertentes! Em conhecimento e em superação pessoal. A tua perícia deu este excelente resultado.

Posso comer uma castanha ?

21 janeiro, 2008

O toque da mão da Mestre


Este desafio foi mais um sinal de que as cumplicidades e as partilhas são possíveis neste nosso atelier, que também é, em grande medida, um local de recreio do espírito.

Há situações no nosso mundo que fazem dizer às vezes um NÃO rotundo, mas outras, um SIM pungente.

Há coisas, na nossa vida que trazem no dia a dia uma mágoa sentida, mas outras, muita alegria.

Há coisas, nos nossos sonhos calados como segredos, fundos medonhos, mas outras, apenas medos.

Placa em porcelana da autoria de Elsa Machado


“Não temos em nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo temos as nossas mãos." Friedrich von Schiller

Assim ... tão bem pintou e melhor escreveu a nossa amiga, poetisa e artista Elsa Machado !

10 janeiro, 2008

CERÂMICA EM EXPOSIÇÃO





Um dos motes que me incita a visitar os espaços de arte, é apreciar as peças expostas e permitir-me aos sentimentos por elas despertados. E se os sentimentos são a forma como a alma comunica connosco, situações há que me fazem pensar muito sobre a causa das coisas.
Na mente ainda com a minha visita à Gulbenkian, encontrei uma dessa “Situações” num dos cantos do salão das exposições temporárias.

Trata-se de uma exposição de 30 vasos de cerâmica pintada à mão, da autoria de Eduardo Sarabia e sob o título “A thin line between love and hate” , cortesia de uma galeria de arte de Nova Iorque.
Sem qualquer comentário, partilho convosco as fotografias.

Un Año Más de Sabiduría

Desarrollar una actividad que nos gusta, no solo refuerza nuestra autoestima como permite encontrar personas muy especiales en grupos similares.
Fue así que encontré mi grande amiga Pilar Burgos, en una convención internacional de pintura en porcelana en Cape Town - Sud Africa en 1997.
De la empatía inmediata, nació una linda amistad y desde entonces hemos descubierto juntas el mundo. Por eso, en el día de tu cumpleaños, los “Amigos de la Porcelana” te desean la bien venturanza para pintar cada vez mejor y 366 días más de muchas realizaciones artísticas.
Que sigas siendo siempre, la grande artista y pintora de porcelana que este trabajo exquisito comproba.
FELIZ CUMPLEAÑOS AMIGA ¡!!


Desenvolver uma actividade de que se gosta, não só reforça a auto estima como nos permite encontrar pessoas especiais em grupos afins.
Assim encontrei a minha grande amiga Pilar Burgos, numa convenção internacional de pintura em porcelana em Cape Town (África do Sul) em 1997.
Da empatia imediata nasceu uma linda amizade e desde então, temos descoberto juntas o mundo. Por isso neste dia especial, o do teu aniversário, os “Amigos da Porcelana” desejam-te a bem-aventurança de pintares cada vez melhor e mais 366 dias de muitas realizações artísticas.
Que continues a ser, sempre!!!! a grande artista e pintora de porcelana que este excelente trabalho tão bem demonstra. PARABÉNS AMIGA!!!

04 janeiro, 2008

Caça ao Tabaco

De passagem pela Fundação Calouste Gulbenkian,
"meti-me" sem reservas com o cigarro de Fernando Pessoa mas aquele ... não há lei anti-tabagista que lho tire porque assim o pintou, o reconhecido José de Almada Negreiros.
E pensar ... que o pintor concluiu esta obra de 2.25 x 2.26 m em 1964 .... apenas 6 anos antes de dizer adeus ao mundo terreno.

19 dezembro, 2007

Homens e Mulheres de Boas Vontades

Natal, para mim é tempo de conciliar, de reunir todos à volta da mesa, de minimizar mágoas e de fazer balanços internos.

Ano Novo, é tempo de definir programas inovadores, de deitar fora lixos emocionais e de encher o coração de novas esperanças.
A todos os "Amigos da Porcelana", o meu profundo obrigada, por todo o apoio e carinho que recebi. Bem-aventuranças dobradas para todos vós.

06 dezembro, 2007

Um Voo sem Rede

Diz o ditado popular que “Querer é poder” e se porventura alguém duvidar …. que veja o exemplo desta artista.
As bem aventuranças trouxeram-na ao meu atelier em 12-Fev-2003. Trazia com ela uma pequena placa pintada com rosas.
Mostrou-ma orgulhosa e, dei-me conta que a tinha como bitola quando assertivamente me disse - “Eu quero chegar AQUI !“
A verdade é que há muito superou o “Aqui” e como podem ver neste seu trabalho, já vai muito mais além.

A Elsa vai fazer o seu primeiro “voo sem rede” o que quer dizer... vai levar a público a sua primeira exposição individual no dia 07 de Dezembro corrente pelas 18 hrs, na Biblioteca Municipal de Barcelos e claro, vai ter a claque de todos os artistas do nosso grupo.

Desde já aqui fica a nossa força e total apoio e desejamos muitas venturas e sucessos na divulgação da maravilhosa Arte sobre Porcelana que pode ser visitada até 30-Dez-2007.

27 novembro, 2007

Arte Pictórica

Um mês depois de termos lançado o debate sobre a definição de Arte Pictórica, obtivemos algumas respostas bem interessantes que podem ser lidas nos comentários do artigo em link.
Não me compete comentá-las nem era essa a minha intenção, mas não há dúvida que aquilo que parece à partida fácil, quando se trata de verbalizar .... depara-se com uma argumentação insuficiente, como se ainda não existissem as palavras adequadas para a caracterizar devidamente.

Concordo em absoluto que todos somos artistas mas, na minha opinião nem todos somos capazes de produzir uma obra de arte. Para que isso aconteça, julgo serem necessárias estarem reunidas na mesma equação algumas variáveis tais como, maestria, conteúdo e a capacidade de “tocar” a sensibilidade de um grande número de observadores, agora e no futuro.

Na qualidade de artista, recrio as minhas obras materializando as minhas composições etéreas, sejam eles realistas ou surrealistas.

Estou convicta que o que realmente me satisfaz na arte, é essa capacidade de poder “passar” para além do mensurável e do cientificamente provado.

Na prossecução desse princípio e sem a preocupação de criar uma "Obra de Arte" mas sim, uma ponte de comunicação, trabalhei as peças do exemplo, dei forma e matéria a um ideal e chamei-o

IN-Utero

20 novembro, 2007

Os Ginastas

Garridos como as flores que os alimentam, mesmo em voo suspenso, os Beija-Flores encantam-nos a vista.

Consegui finalmente e após muitos voos, alguns deles rasantes, e os seus 80 batimentos de asas por segundo, que os meus Beija-Flores “executassem”, neste jarrão, umas acrobacias quais ginastas olímpicos.

Na sua ânsia e acima de tudo a necessidade de néctar, ei-los num “Flick-Flack” à retaguarda e num Crucifixo”.

15 novembro, 2007

Vasos Canopos de Egypto, pintados en Porcelana

Fue una gran Exposición celebrada en El Cairo Egipto para la que realicé este trabajo de 4 Vasos Canopos. Estos recipientes se usaban en la Época Faraónica para guardar las vísceras del difunto. Su nombre proviene del pueblo donde los fabricaban de nombre Canopo.



En la parte central de los vasos hay diferentes pasajes del Papiro de Ani .
Las cabezas representan a los cuatro hijos de Horus llamados HAPPY, AMSETI, TUAMUTEF y QEPSENUF.
En el reverso están escritas en escritura jeroglífica oraciones de los cuatro hijos a su padre Horus.

Creo que este maravilloso Arte Milenario nos da una gran posibilidad de crear nuevas obras inspirándonos en el.

13 novembro, 2007

Arte em Porcelana na Covilhã


Foi este encantador regaço de Portugal que recebeu a União Portuguesa de Arte em Porcelana e os seus Artistas .



Uma exposição de cerca de 170 peças de porcelana, totalmente pintadas à mão, tão diversificada em técnicas e estilos quanto os 54 artistas que a compõem.


Levantando um pouquinho o véu, aqui fica uma amostra e um convite a não perder, até 16-Nov-2007.






"Mãos de Vida"

um trabalho de Noémia Travassos.

05 novembro, 2007

LOURDES ABRAÇOS - Tributo a uma Grande Artista

Quando entrei no mundo da porcelana (1990), o seu nome era já um marco histórico, mas olhar ..... olhos-nos-olhos a grande Senhora, eu só tive a ventura em 2004, aquando de uma convenção no México.

Diante de mim, encontrei uma senhora com um olhar ladino bem ao jeito algarvio, observadora e muito interessada. Quando soube quem eu era, à laia de cumprimento diz-me com um sotaque brasileiro - “Onde estava você escondida e a pintar desse jeito, menina?”



Foi com estas palavras que se tornou na "minha mecenas" e desde então, caminhamos lado a lado a estrada da amizade.

Fundadora da primeira Associação Portuguesa de Pintura em Porcelana, a sua vida tem sido cem por cento pautada pela dedicação à Arte, quer seja na formação, divulgação de obras de Arte, quer ajudando muitos e muitos artistas a revelarem-se e a "Voar".
Apesar de viver no Brasil há mais de 40 anos, não consegue esconder o grande orgulho de ser portuguesa e não perde um único ensejo para difundir a nossa arte pelos diâmetros do mundo.
Mas, melhor do que o tributo que eu aqui lhe possa prestar, não deixe de a conhecer melhor através do seu site em http://www.lourdesabracos.com/
Imbuída desse espírito, está neste momento em Lisboa, no Palácio da Independência, com uma colectânea sua de 80 maravilhosas peças entre elas estas duas, e a não perder até ao dia 17-Novembro .



É sem dúvida alguma, desta PRIMA-matéria que são feitos os grandes nomes que a história eterniza.

Muito obrigada Lourdes Abraços, pela inestimável mais valia que deste à Arte da Pintura em Porcelana!






Os “Amigos da Porcelana” ficariam muito honrados em contar contigo na nossa crescente lista de amigos.

02 novembro, 2007

A Cerâmica é Arte Pura


O homem ainda não tinha escrita, literatura ou mesmo religião, mas já possuía esta arte. Será por isso que muitos historiadores de arte, entre eles Herbert Read consideram que a cerâmica é simultaneamente a mais simples e a mais abstracta de todas as artes. É a Arte liberta de qualquer intenção imitativa.




Escultura em cerâmica do período entre 500 AC e 1450 DC,

em exposição no Museu Nacional de Antropologia no México.