A mistura de técnicas e a utilização de diferentes materiais é uma das características bem interessantes da pintura dita moderna. A pedido de muitos dos nossos seguidores transcrevo aqui os vários passos utilizados nesta pintura, efectuada pela aluna Irene Araújo.
Trabalho de Irene Araújo (frente e verso de Jarra)
1 Passo:Efectuar o desenho num papel com as dimensões da jarra e passar com um químico (utilizamos o vermelho) para a peça.
Começamos de cima para baixo, colocando no cabelo duas tonalidades de amarelo: uma, cor de limão e outra da cor da gema de ovo. (Vou evitar utilizar os nomes comerciais, diferentes de fornecedor para fornecedor).
Ainda no cabelo, fizemos as rosas também em dois tons, um rosa e outro púrpura escuro. Nas folhas, utilizou-se uma base de amarelo limão seguida de um verde, cor de folha.
Passamos ao rosto, dando-lhe um rosa claro apenas em volta da linha de definição do rosto e nas sombras do nariz. Com um castanho claro, fizemos as linhas das pestanas e sobrancelhas bem como os orifícios do nariz. Nos lábios, utilizamos uma camada bem fina de púrpura claro, sacando as luzes brancas com o pincel limpo em essência de terebintina.
Passamos à camada inferior do cabelo escolhendo um castanho avermelhado. Após a aplicação de todo o castanho o mais uniforme possível, usamos um pedaço de um plástico de bolinhas e pressionamos ligeiramente sobre o castanho de molde a imprimir-lhe a textura das bolinhas. No vestido, aplicamos também dois tons, um azul turquesa na parte superior e violeta na parte inferior. Logo se seguida, criamos sobre uma textura com um plástico amarfanhado. No pendente do colar aplicamos lustre azul e queimamos a 780ºC.
2.Passo
Continuando de cima para baixo, nos amarelos do cabelo acrescentamos vermelho e ocre criando mesclas e caracóis não uniformes. Reforçamos os verdes e as cores das folhas.
Numa proporção de meio por meio, misturamos relevo branco com tinta castanho escuro e reservamos um q.b. de relevo branco. Com a ajuda de uma espátula pequena e carregando-a com pequenas porções de relevo branco, aplicamos cornucópias em movimentos circulares largos, na zona superior da cabeça por cima dos amarelos e vermelhos.
Passamos depois à zona dos castanhos, usando agora o relevo castanho bem escuro.
Retocamos as sombras do rosto e sobrancelhas e aplicamos uma sombra verde alface nas pálpebras dos olhos.
Pelo método acima descrito fizemos também um relevo de cor azul e aplicamos na parte superior do vestido em pequenos movimentos circulares. Queimamos a 780ºC.
3. Passo
Num azulejo bem limpo, espalhamos 3 ou 4 gotas de ouro brilhante. Nele molhamos um pedaço de uma esponja de face irregular e esponjamos aleatoriamente a peça na parte do castanho-escuro. Com um pincel e para um óptimo acabamento, colocamos também ouro na borda superior da jarra e filetamos os limites do pendente do pescoço e o seu fio.
Parte de Trás da Jarra (1 e 3 fases)
Terminamos o trabalho com a Irene Araújo completamente apaixonada pela sua “Menina” e com uma queima a 750º C.
Apesar de ser um rosto, é um trabalho bastante simples de realizar e com um efeito cromático muito apelativo.
Apesar de ser um rosto, é um trabalho bastante simples de realizar e com um efeito cromático muito apelativo.
Experimentem!
4 comentários:
Oi, Noemia, teu blog está muito lindo; trabalhos muito bem elaborados. Fui descendo e olhando as cores, os traços, a segurança dos artistas. Parabéns, deixo meu abraço a ti e a todos.
Tais Luso
Olá Tais,
A sua visita é sempre uma mais valia para nós e muito em especial esse comentário lindo pois vindo de alguém que entende a arte como a Tais, dá-nos muita força para prosseguir e a fazer cada vez melhor. De todos nós um abraço!
olá,boa tarde,
tudo bem?
adorei,magnífico trabalho,parabéns, bjs
Olá Raquel
Mt obg pela visita aos "Amigos-da-Porcelana" e pelo seu comentário. É para nós um grande prazer tê-la como seguidora.
Visitei o seu lindo blog e deixei-lhe uma mensagem. Volte sempre e um até breve!
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