26 outubro, 2008

Uma Lamparina Mágica

Quantas vezes desejámos tropeçar numa lamparina mágica e despertar o génio dos três desejos ?
A verdade é que três desejos não chegariam, precisaríamos de muitos ... os que vamos necessitando na prossecução das nossas vidas.

Será que podemos transmutar os contos das mil e uma noites para a dura realidade ?

Na crença de que poderia aceder ao meu génio privativo, criei a minha lamparina mágica. Decorei-a com um dos meus motivos predilectos e em simultâneo escrevi num papel, com muita sinceridade e por ordem de prioridades, tudo aquilo que eu pensava que me faria feliz.
À partida parecia tarefa fácil, mas a verdade é que levei um tempão a consciencializar os meus desejos e a sua ordem sequencial.

Um trabalho de Noémia Travassos

Queimei a minha lamparina mágica e quer tintas quer a minha lista de desejos, ficaram incorporadas para todo o sempre naquelas imagens de deuses egípcios.
Desde então, nas minhas pequenas e grandes decisões tenho em mente a minha lista e sabem que mais ? Os meus desejos vão-se realizando !

Tenho-a num lugar de destaque, para me lembrar que o “Caminho da Felicidade”, somos nós que o determinamos e o trilhamos.
Façam a experiência ! Os resultados são óptimos !

20 outubro, 2008

O exotismo de uma Orquídea

Se eu pudesse ... teria um jardim só de orquídeas.

Imaginem o espaço(...) que eu precisaria para plantar as 35 mil espécies, para além das aproximadamente 65 mil formas híbridas existentes.

Contento-me com meia dúzia de espécies, nos meus 4 metros quadrados de varanda e com o prazer de pintar as restantes, em peças de porcelana.

Um Trabalho de Noémia Travassos

Vejam este exemplo. Uma placa de porcelana, premiada na Suíça e que ofereci à Dra. Samia Zada, Presidente da Associação de Pintores de Porcelana do Egipto.

07 outubro, 2008

CAVALO BRANCO

Tal como a Elmar (Elsa)
"
Não tinha o branco, a cor menos usada na minha caixa.

Mesmo assim vou enchendo o branco de cores dando formas, criando sonhos e fazendo crescer fantasias …" e prova disso é este meu último trabalho.

A vós que há ± 2 anos me acolhestes e permitistes que eu entrasse na vossa vida, pelo menos 3 horas por semana, dedico não só este trabalho como o pensamento de Charles Chaplin:

"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, isto porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.

Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós.

Essa é a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."

Obrigado pela vossa amizade.

Diamantino Sousa (Didis)

01 outubro, 2008

No reino de Tutankhamon ....

A arte, a mitologia e a estética do Antigo Egipto, uma das mais importantes civilizações humanas, exerceram sobre mim, desde sempre um estranho encantamento.

Não é pois causal que os meus trabalhos transpareçam esses conceitos e indubitavelmente este é um deles. De nome “Taliban” este é um misto de cerâmica e porcelana.

Na placa de porcelana central, pintei o rosto em primeiro plano e ao seu redor a imitar a pedra rústica egípcia, utilizei a técnica de corrosão com ácido. Com ela retirei nessa áreas o vidrado e criei uma estrutura irregular onde posteriormente pintei os hieróglifos.

Trabalho de Noémia Travassos
Emoldurei o meu Taliban no seu ambiente próprio, executando-lhe a envoltura em pasta cerâmica branca.
Modelei várias placas do tamanho de pequenos azulejos rectangulares e uns quantos quadrados e coloquei as figuras egípcias modeladas sobre elas. Os hieróglifos foram directamente desenhados e escavados.
Todo este processo teve de ser efectuado enquanto a pasta ainda estava mole.
Acertei os tamanhos, contando previamente com os 15% de retracção da secagem, deixei secar bem e queimei a 1000º C.

Envelheci a cerâmica , utilizando a tinta ocre da porcelana misturada com água e queimei a 780º C.

Depois foi só montar e colar todo o puzzle sobre uma placa de madeira, previamente pintada de preto e vejam que cara de safadinho....

25 setembro, 2008

Paleta de Cores Mágicas

Há palavras que tocam a nossa sensibilidade, que nos enlevam de ternura e que nos mostram que vale a pena viver !

"A caixa renovada do Tino!
A minha caixa de Tintas… A minha paleta de cores!
Entre muitas paixões na minha vida a pintura esteve sempre presente.
Um dia resolvi arranjar uma caixinha de pintura onde não faltasse cor nenhuma e com elas pudesse encher a minha tela ou porcelana de amor e ternura!
Quando a abri pela primeira vez, era como se estivesse a abrir um tesouro!
Olhei-a e vi que tinha todas as cores, cores brilhantes, cores doces e meigas.
O vermelho para pintar a paixão!
O preto para pintar a tristeza e o desgosto que a paixão e o amor por vezes arrastam consigo!
O amarelo para pintar as areias quentes, os girassóis e as rosas!
O laranja para pintar o pôr-do-sol a deitar-se sobre o azul do mar e dos céus!
Os azuis de várias tonalidades para preencher todo o horizonte!
O verde para pintar campos e jardins!O castanho para pintar ninhos e as folhas velhas a caírem das árvores!
O Turquesa para pintar os sonhos e o carinho do abraço de uma criança!
Não tinha o branco, a cor menos usada da minha caixa...Mas eu queria pintar a Paz!
Mas essa é a mais difícil de pintar!
Porque a Paz é algo tão fugidio... o mundo vive em constantes agitações.
O nosso coração também vive sempre ansioso, em conflito ou com medos!
Por isso não fui capaz de pintar a Paz!
Mesmo assim vou enchendo o branco de cores , dando formas, criando sonhos e fazendo crescer fantasias...Com a minha Caixinha de Tintas e com a minha Paleta de azulejo, cheia de cores, vou criando um mundo mágico como uma criança que brinca ao faz de conta.
Eu também viajo entre tintas e pincéis, vejo o outro lado do mundo com o meu olhar ora sereno, ora agitado! Mas é a minha forma de ver o mundo...e deixar entrar a luz em meu coração!
Bem, as minhas tintas estão a chamar por mim...sentem saudades do meu jeito desajeitado...estão cansadas de estar fechadas, mescladas e não serem usadas... Todo o ser humano e todos os objectos querem ser tocados , é uma forma de se sentirem desejados e úteis!
Tenho andado longe delas!!!
Vou dar carinho à minha caixinha e enchê-la de novas cores fortes e doces!...E abri-la de novo como um tesouro!
Elmar
24 Setembro, 2008 07:57 "

Encontrei essas palavras ternurentas escondidas atrás de um comentário da autoria da Elsa. Tomei a liberdade de as trazer para a ribalta e de as partilhar com todos.
Este é também um trabalho de sua autoria, um exemplo vivo do que ela faz com a sua "Caixinha de Tintas".

24 setembro, 2008

O 1º Aniversário

Por incrível que me pareça, fazemos hoje o nosso primeiro aniversário. Iuuuuupiiii!

O balanço deste primeiro ano… contabilizando os desafios de criar e navegar num mundo desconhecido, a expectativa da adesão e aceitação por parte de artistas e público, foi substancialmente satisfatório.

Recebemos cerca de 4000 visitas e a adesão de 12 amigos registados de Portugal, Espanha, México, Argentina e Brasil.
Através dos contactos por e-mail que recebi , foi-me muito grato constatar que despertamos o interesse pela pintura em porcelana em muitos daqueles que nos visitaram.
Afinal é mesmo esse o objectivo dos “Amigos da Porcelana”.

Essa força vai servir para fazermos mais e melhor. Por isso, lembro a todos os nossos Amigos registados que o blog conta regularmente com os vossos artigos sempre tão interessantes e com a mostra das vossas peças de arte.

Estamos também de braços abertos para receber novos amigos que possam contribuir com o seu conhecimento e Arte para a divulgação mundial da Arte manual em porcelana, bastando que me contactem por e-mail.

JUNTOS SOMOS FORÇA CRIADORA !

23 setembro, 2008

Arte em Porcelana - Um excelente anti-stress

Nada como um intervalo de férias para restaurar forças e recriar a saudade de voltar a sentir o cheirinho das tintas.
Com as paletas de cores bem organizadas (hum que maravilha Tino, parabéns ) e a concepção criativa em alta, não há mãos a medir… não há pinceladas perdidas.

Há sim, a leveza sustentável do espírito a aproveitar cada varrimento de cor e cada textura criada ao acaso, a favor do processo criativo.

Por isso, os trabalhos que estavam em curso terminaram hoje num ápice, enquanto os conscientes inquietantes, já pesquisavam ansiosos o que fazer a seguir.


Trabalho de Filomena Alves


Trabalho de Elsa Machado
O melhor tratamento anti-stress, é aquele que nos confere auto-estima e nos preenche com as nossas realizações e conquistas.
É claro que o grupo onde estamos inseridos tem um papel preponderante de entreajuda, porque a verdade é que nos inspiramos nas sinergias que brotam de todos.

14 setembro, 2008

Corrosão sobre Porcelana


As possibilidades de técnicas de pinturas sobre porcelana são inúmeras.
Uma delas bem interessante e que tive o privilégio de aprender num seminário com a excelente mestra Pilar Burgos, foi a técnica de corrosão com ácido.

Os materiais necessários são, alcatrão, ácido, algodão, água, bicarbonato de sódio, diluente e tintas de porcelana.

Como envolve o manuseamento com um ácido tóxico e muito corrosivo, não poder ser efectuado dentro de recintos, devendo ser feito com extrema precaução, usando roupas próprias e máscaras com filtros apropriados.

O alcatrão, em estado líquido, serve para isolar as partes que não desejamos que o ácido corroa.



Um trabalho de Noémia Travassos



É uma técnica muito interessante, pouco comum e a boa notícia é que contamos ter a mestra Pilar Burgos nos próximos meses para mais um seminário.

Quem estiver interessado(a) em participar, basta contactar-me pelo meu e-mail ou telefone (podem visualizá-los no blog, no "meu perfil").

Os motivos da pintura podem ser ... todos aqueles que a nossa imaginação intua.

Apaixonada como sou pelas antigas civilizações, escolhi um tema Azteca usando as cores ocre, vários tons de castanhos, preto e acabamento a ouro.

Adorei o resultado bem texturado e a aparência de antiguidade pré-colombiana.

03 setembro, 2008

Bodegones - Un estilo a Preservar

Este trabajo lo realicé para la exposición de pintura en porcelana celebrada en La Paz – Bolivia.
Realizei este trabalho para a exposição de pintura em porcelana celebrada em La Paz - Bolívia.


Uno de los estilos que más me gusta pintar son los bodegones y en ellos los metales. Para conseguir el efecto metálico, uso colores amarillos, marrones y un poco de rosa.
Um dos estilos que mais gosto de pintar são as naturezas mortas e nelas os metais. Para conseguir o efeito metálico, uso os amarelos, castanhos e um pouco de rosa.



Un trabajo de Pilar Burgos

Este estilo, muy característico de los antiguos pintores españoles y poco común en las exposiciones de pintura en porcelana, pensé seria bonito para presentarlo en la convención.

Este estilo, bem característico dos antigos pintores espanhóis e pouco habitual nas exposições de pintura em porcelana, pensei que seria bonito apresentá-lo na convenção.

Fue bastante apreciado por los visitantes y por el Jurado que me concedió la medalla de plata.

Foi bastante apreciado pelos visitantes e galardoado com uma medalha de prata pelo Jurí do certame.

De la Porcelana a la Piscina

Como decía el gran Maestro Miguel Jimenez, los pintores de porcelana podemos pintar cualquier cosa.
Como dizia o grande Mestre Miguel Jimenez, nós os pintores de porcelana podemos pintar qualquer coisa.
Os quiero mostrar las paredes de alrededor de la piscina de mi casa.
Quero mostrar-lhes as paredes da piscina da minha casa.



Un trabajo de Pilar Burgos

Era una pared amarilla muy aburrida y me vino la idea de ponerle palmeritas, dunas y porque no pirámides.Ha quedado muy simpático y da impresión de más amplitud.
Era uma parede de amarelo liso muito "sem graça" e veio-me à ideia por-lhe umas palmeirinhas, dunas e porque não, umas pirâmides. Ficou bem simpático e dá a impressão de uma maior profundidade.

Un trabajo de Pilar Burgos
Nada, a coger la brocha y a pintar, lo pasareis muy divertido!
Pois, é só pegar no pincel e pintar, vereis como é divertido!

28 agosto, 2008

Sir Lancelot

Os lustres têm para mim uma vertente simultaneamente divertida e criativa, porque com relativa facilidade tiro partido dos seus efeitos naturais e bem modernos.

Este guarda jóias de 15 cm de diâmetro, foi palco de uma dessas minhas “brincadeiras”.
Comecei por deixar cair em vários sítios da peça gotas de lustre madrepérola puro e espalhei com os dedos.
Aleatoriamente fui colocando gostas de lustre amarelo e azul (previamente diluído) e sem preencher toda a peça, soprando de imediato vigorosamente com uma palhinha.
Para descortinar a surpresa abstracta que dali ia resultar, queimei a 750º C.

Sabem o que acontece quando um grupo se põe a observar as nuvens?!
Cada um visualiza formas completamente diferentes.

Trabalho da autoria de Noémia Travassos

Pois, dentro desse princípio eu “Vi” na pintura abstracta do meu guarda jóias, um cavaleiro e a sua montada.
Para que se tornassem visíveis para o mundo, só tinha que completá-los.
Delineei os contornos com um pincel fino, acrescentei pormenores e, sempre a tirar partido das cores dos lustres, criei sombras para realçar o relevo das formas.

Cobri com uma tinta metalizada bronze as formas excedentes da linha limite do cavalo e preenchi algumas das partes vazias, criando assim o cenário de batalha para o meu lendário cavaleiro e cavalheiro - Sir Lancelot.

Experimentem ! É um exercício criativo muito estimulante com resultados estéticos únicos.

24 agosto, 2008

aguarela sobre porcelana

Trabalho da autoria de Maria José Cardoso

Por gentileza da querida amiga Noémia Travassos, eis-me a colaborar neste espaço de divulgação da pintura sobre porcelana, meu entretenimento desde há muitos anos.

Um abraço para ti.

Vamos então à divulgação...


Aguarela sobre porcelana, executada em aproximadamente três horas e numa só queima. Foram usadas as cores azul cobalto, verde esmeralda, púrpura e amarelo batidas com veículo aquoso e água. Usei pincéis espatulados.

Este foi um trabalho que não me requereu muito tempo nem projecto e onde me limitei, sem desenho a cumprir, a deixar que o pincel varresse a placa numa pincelada larga e livre, muito livre; deixando que a água percorresse o seu caminho esbocei e finalizei os peixes e talvez, quiçá com boa vontade...o fundo do mar!
E...foi assim!

Como já mencionei usei somente quatro cores e tentei mostrar um exercício simples, muito simples. Numa próxima intervenção apresentarei uma peça mais elaborada, prometo.

Espero que a simplicidade do trabalho não desmobilize o interesse pelo que se seguirá. Tenho esta forma estranha de me apresentar!

Tudo de bom para quem teve a gentileza de ler estas linhas.



UPSSSSSSSS!!!

A foto foi tirada por mim, com a minha pequena câmara, e... tenho na verdade pouca habilidade para a tarefa!!!!


Maria José Cardoso

19 agosto, 2008

LUSTRES

Trabalho da autoria de Elsa Masters
Ainda sobre o uso de lustres, deixo-vos uma travessa, da minha aluna Elsa Masters, em que os lustres foram aplicados num fundo quadriculado e em vários tons.
O restante trabalho foi executado com os pigmentos normais para porcelana, em algumas folhas usou-se relevo e areia que depois da queima foram cobertos com ouro brilho e platina.

Os lustres são conhecidos como tintas metálicas difíceis de guardar por muito tempo, mas a sua duração depende da composição dos mesmos.
Os lustres de cor carmim, rosa, purpura e violeta, sendo à base de ouro são os que têm uma duração mais curta, indo de 2 meses a um ano.
As outras cores podem durar anos em bom estado de conservação.

Há no entanto cuidados que se podem ter para lhes prolongar a boa qualidade de aplicação, que são: estarem bem fechados e com tampas bem limpas, maiores quantidades conservam-se melhor que restos em frascos pequenos e todos se aguentam mais tempo quando guardados no frio.
Um lustre mais antigo e portanto mais espesso nunca deve ser diluído com o diluente para lustres no próprio frasco, a diluição deve ser feita apenas na quantidade que se vai usar, caso contrário o que sobrar vai secar muito mais depressa.
Muito há ainda a dizer sobre os lustres e o seu uso... mas em pequenas doses para não os transformar num pesadelo, dado que são um material que nos pode conduzir a resultados maravilhosos e surpreendentes!
Espero que estas minhas dicas vos sejam úteis.
Bons trabalhos.

17 agosto, 2008

CAVALO CASTANHO

Olá!




Eis-me de volta, depois de ter interrompido uma nova “cavalgada”, em virtude dum internamento urgente (pancreatite aguda e operação à vesícula).


Depois de um período de recuperação retomei a “cavalgada” e aqui está o resultado.


Espero que gostem tanto quanto eu.
Trabalho da autoria de Diamantino Sousa

13 agosto, 2008

Curiosidades de Pierre-Auguste Renoir

Sabiam que Renoir começou a sua carreira como pintor de porcelana ?
Pois é verdade ! A vida fê-lo nascer em França - Limoges, em 1841.
Filho de pais pobres, foi na verdadeira acepção da palavra um autodidacta.

Aos doze anos tornou-se pintor de porcelana e as qualidades que assimilou nessa arte, persistiram através de toda a sua evolução.


Óleo de Renoir - Auto Retrato (1876)

Afinal sempre tenho razão quando digo que a pintura em porcelana é a Mestra das Mestras!

Na abordagem que Herbert Read, no seu livro “O significado da Arte” faz sobre o pintor, pode ler-se:
“...Renoir, tinha uma sensibilidade extraordinária para a superfície das coisas, e em particular para a superfície de carne delicada e das pétalas de flores.
Flores ou tons de carne que são como flores do corpo de uma mulher ou de uma criança - Renoir raramente pintou outra coisa; e conta-se que interrompia a pintura de um nu meio acabado para pintar rosas, muitas rosas, para com esse exercício aprender a exprimir o lustro subtil da pele do modelo...”

Óleo de Renoir - A Família do Artista (1896)

Deixou de existir fisicamente aos 78 anos, mas o seu ser permanece bem vivo através da sua extensa obra.