13 fevereiro, 2011

Companheiros do Caminho

Uma das questões com que os artistas lidam constantemente no seu quotidiano criativo é o TEMA de trabalho.

Miríades de possibilidades voam pela nossa mente, em debate continuado, comparando, avaliando, adicionando ou excluindo elementos à equação até concluirmos a concepção estética final.

Somos os que pintamos ou pintamos o que somos?

Um psicólogo dir-nos-ia que estas duas interrogações estão correlacionadas, não fosse a arte que expressamos senão reflexos registados das nossas vivências físicas e emocionais.

Talvez por isso e porque há pedaços de vida que sempre queremos preservar na memória das nossas existências (e aqui o plural é propositado), a Fernanda Amândio optou por um tema que lhe é querido, a sua cadela Chow-chow de nome “ Kika” a qual cuidou e ajudou a crescer e com quem toda a família, desde então partilhou momentos de verdadeira amizade.


Trabalho de Fernanda Amândio

Como nota informativa, esta raça é originária da Mongólia, tendo sido levada pelos chineses aquando da Invasão da Mongólia. Na China, chamam-lhe Songshi Quan, o que traduzido à letra significa "cão leão-empolado”.


Para elaborar este trabalho, usou uma base de candeeiro em porcelana, com frente em meia-lua, onde pintou a macro da cabeça e na traseira recta, uma imagem de corpo inteiro, perfeitamente enquadrada pela sua residência em segundo plano.


Sem dúvida uma forma muito bonita de personalizar um trabalho e de em simultâneo, o transformar em património artístico da família.

3 comentários:

wallper.lima disse...

Olá amiga, é sempre bom estar aqui e saber que irei encontrar coisas bonitas, coisas que nos fazem refletir sobre nosso trabalho, vida, e tudo aquilo que nos jogam pra frente.
Sobre seu texto inicial realmente ao nos depararmos com o ser humano vemos o quanto trazemos dentro de nós um mundo cheio de detalhes, uma vida recheada de acontecimentos que vamos acumulando através do tempo conhecimento...não temos uma única verdade, mais várias verdades dentro de um pensamento, e isso é fantástico...
Sobre a pintura em porcelana, achei simplesmente maravilhosa! A figura do ção ficou pefeita...e como vc mesma disse, ficou registrada através da pintura um momento, uma vida, um sentimento que jamais será esquecido.
Bjos.
Waleria Lima.

Bemsei disse...

Realmente: coisa linda mesmo. Fiquei-me a olhar, a apreciar... as formas, as cores...os detalhes. Lindíssimo, mesmo.

Noemia Travassos disse...

Mt. Obg "Bemsei",
Pela sua apreciação, pela visita e por doravante nos seguir . Ficamos felizes por contar com mais uma amiga neste dar de mãos virtual que nos une etereamente.
Volte sempre e deleite-nos também com a sua poesia.