Tal como em um qualquer outro rosto, o objectivo foi perpetuar-lhe a expressividade daquele micro segundo.
A Mena transmitiu-o com mestria porque facilmente nos apercebermos que está muito atento, talvez a tentar descortinar uma possível presa.
Trabalho de Filomena Alves
Começou por lhe dar uma base de ocre dourado na zona dos olhos e boca, preservando os dentes. Na zona lombar deu-lhe uma sombreado de azul claro e definiu com negro as escamas salientes. Antes da primeira queima, passou uma base fina de verde-esmeralda em redor do crocodilo( na área da água), preservando sempre a luz com espaços em branco.
Na segunda parte, aplicou sobre todo o animal ( com excepção dos olhos e dentes), uma camada de castanho acobreado com bastante óleo e com ajuda de uma escova de dentes molhada em álcool lançou salpicos.
A reacção química do álcool sobre o óleo, abriu pequenos círculos, craquelando toda a superfície de pequenas bolinhas simulando assim a pele do crocodilo.
De seguida e antes da queima, reforçou os negros da parte lombar e para terminar passou na zona da água uma nova camada de verde, desta vez mais escuro criando assim manchas de luz e sombra.
A última fase e para a ultima queima foi apenas para reforçar pequenos detalhes do corpo, olhos e efeitos da água.
As felicitações foram muitas porque esteve em exibição na Exposição da UPAP do passado mês de Novembro e foi um dos trabalhos muito apreciados.
Desafios arrojados? Qual quê ... !
Para a Mena são degraus da escada do sucesso a que eu venho assistindo com muito orgulho!
Força Mena ! Os desafios para 2010 já estão lançados e não podem mais ser adiados!
3 comentários:
Eu raramente comento. Às vezes sou mesmo tentado a deixar um elogio mas acabo sempre por não deixar aqui o meu apreço. Contudo neste artigo senti que devia comentar...
Como ilustrador científico gosto sempre de apreciar o trabalho que versa os temas naturais seja ele expresso em que meio for.
Um defeito, ou virtude, desta minha formação é o rigor, o qual passa por conhecer intimamente os espécimes mesmo antes de pensar em os começar a esboçar.
Por isso gostaria de complementar a informação aqui prestada. Os crocodilos estão de facto mais próximo dos dinossauros/aves do que dos lagartos/cobras e das tartarugas. Pertencem a um grupo muito importante chamado Archosauria.
No meu caso procuro sempre informar-me muito bem sobre as minhas fontes. Gosto de comparar desenhos e fotografias de várias origens para diferenciar características típicas da espécie das características típicas daquele indíviduo.
Neste caso tenho algumas dúvidas sobre a vossa proposta de classificar este Crocodolimorpha na família Crocodylidae. De certeza que não é da família Gavialidae. E provavelmente trata-se de um indivíduo adulto da família Alligatoridae
. Guiando-me só pela soberba pintura na porcelana eu arriscaria um Caiman crocodilus ou num Paleosuchus palpebrosus. Pela cor dos olhos eu faria a minha última aposta neste último.
Contudo, e colocando de lado todas estas considerações científicas, adorei o trabalho e ainda adorei mais a partilha gratuita das diversas etapas. São estas pequenas coisas que tornam grande um pequeno blogue!!!
Parabéns! E continuem a apresentar trabalhos da mesma qualidade!
Mena
tive oportunidade de ver este trabalho de perto quando exposto na 54ª exp. UPAP que decorreu no Porto.
Palavras para quê? GRANDES PARABÉNS
e força para continuar!
um abraço
M.José Cardoso
Amigo João,
O teu comentário é SEMPRE bem vindo apesar de eu às vezes não poder responder atempadamente. Mais ainda quando o teu saber científico se reverte numa mais valia para todos os bloggers.
Obg pelas tuas palavras e pela força.
Enviar um comentário