09 dezembro, 2009

Desafios 2009

Na senda dos desafios arrojados, a Mena aventurou-se pela difícil arte de pintar um espécime bebé da família crocodylidae, que depois das aves é actualmente o parente mais próximo dos dinossauros.
Tal como em um qualquer outro rosto, o objectivo foi perpetuar-lhe a expressividade daquele micro segundo.
A Mena transmitiu-o com mestria porque facilmente nos apercebermos que está muito atento, talvez a tentar descortinar uma possível presa.


Trabalho de Filomena Alves


Começou por lhe dar uma base de ocre dourado na zona dos olhos e boca, preservando os dentes. Na zona lombar deu-lhe uma sombreado de azul claro e definiu com negro as escamas salientes. Antes da primeira queima, passou uma base fina de verde-esmeralda em redor do crocodilo( na área da água), preservando sempre a luz com espaços em branco.


Na segunda parte, aplicou sobre todo o animal ( com excepção dos olhos e dentes), uma camada de castanho acobreado com bastante óleo e com ajuda de uma escova de dentes molhada em álcool lançou salpicos.
A reacção química do álcool sobre o óleo, abriu pequenos círculos, craquelando toda a superfície de pequenas bolinhas simulando assim a pele do crocodilo.
De seguida e antes da queima, reforçou os negros da parte lombar e para terminar passou na zona da água uma nova camada de verde, desta vez mais escuro criando assim manchas de luz e sombra.
A última fase e para a ultima queima foi apenas para reforçar pequenos detalhes do corpo, olhos e efeitos da água.
As felicitações foram muitas porque esteve em exibição na Exposição da UPAP do passado mês de Novembro e foi um dos trabalhos muito apreciados.

Desafios arrojados? Qual quê ... !

Para a Mena são degraus da escada do sucesso a que eu venho assistindo com muito orgulho!


Força Mena ! Os desafios para 2010 já estão lançados e não podem mais ser adiados!

3 comentários:

ArtByJoão disse...

Eu raramente comento. Às vezes sou mesmo tentado a deixar um elogio mas acabo sempre por não deixar aqui o meu apreço. Contudo neste artigo senti que devia comentar...

Como ilustrador científico gosto sempre de apreciar o trabalho que versa os temas naturais seja ele expresso em que meio for.

Um defeito, ou virtude, desta minha formação é o rigor, o qual passa por conhecer intimamente os espécimes mesmo antes de pensar em os começar a esboçar.

Por isso gostaria de complementar a informação aqui prestada. Os crocodilos estão de facto mais próximo dos dinossauros/aves do que dos lagartos/cobras e das tartarugas. Pertencem a um grupo muito importante chamado Archosauria.

No meu caso procuro sempre informar-me muito bem sobre as minhas fontes. Gosto de comparar desenhos e fotografias de várias origens para diferenciar características típicas da espécie das características típicas daquele indíviduo.

Neste caso tenho algumas dúvidas sobre a vossa proposta de classificar este Crocodolimorpha na família Crocodylidae. De certeza que não é da família Gavialidae. E provavelmente trata-se de um indivíduo adulto da família Alligatoridae
. Guiando-me só pela soberba pintura na porcelana eu arriscaria um Caiman crocodilus ou num Paleosuchus palpebrosus. Pela cor dos olhos eu faria a minha última aposta neste último.

Contudo, e colocando de lado todas estas considerações científicas, adorei o trabalho e ainda adorei mais a partilha gratuita das diversas etapas. São estas pequenas coisas que tornam grande um pequeno blogue!!!

Parabéns! E continuem a apresentar trabalhos da mesma qualidade!

maria josé cardoso disse...

Mena
tive oportunidade de ver este trabalho de perto quando exposto na 54ª exp. UPAP que decorreu no Porto.
Palavras para quê? GRANDES PARABÉNS
e força para continuar!
um abraço
M.José Cardoso

Noemia Travassos disse...

Amigo João,
O teu comentário é SEMPRE bem vindo apesar de eu às vezes não poder responder atempadamente. Mais ainda quando o teu saber científico se reverte numa mais valia para todos os bloggers.
Obg pelas tuas palavras e pela força.