13 julho, 2008

Como Pintar um Rosto, em porcelana

Executar um retrato, não é de todo um salto sem rede. É um desafio estimulante que apenas tem de seguir umas quantas regras básicas.

Para pintar um rosto, tendo por base uma fotografia, é essencial que a foto seja de boa qualidade. Os jogos de luz e sombra são extremamente importantes, porque criam a ilusão da 3ª dimensão. Outro factor importante, “a rede”/a garantia para o nosso salto perfeito são, boas tintas, óleo e pincéis apropriados.

Temos que observar atentamente que cada rosto, para além de ter uma tonalidade muito própria, é ainda influenciado pelas cores do meio envolvente.
Uma forma fácil de elegermos correctamente as cores a utilizar, é antes do trabalho, queimarmos uma paleta-modelo com cada uma das cores devidamente identificada com a sua referência.

Para este retracto, depois de passar as linhas principais para a porcelana, começamos por aplicar uma camada bem leve da cor- “1ª Base de Pele Clara”. Nos locais de luz mais intensa, nem se aplica cor. No final quando esfumarmos todo o rosto, essas partes ficam com tonalidades bem claras e subtis.

Ainda com a mesma cor, mas com o pincel ligeiramente mais carregado, definimos o nariz, as linhas dos olhos, sobrancelhas e orelhas. Na boca, usamos um rosa claro, retiram-se as luzes e voltamos a esfumar. É importante, sobretudo num rosto de criança que esses pormenores não fiquem demasiado fortes, pois perderia a toda a sua naturalidade.
Recordem que há sempre tempo para pôr mais escuro numa outra queima, porém o inverso já não é possível.
Passamos agora aos olhos. Damos uma tonalidade quase imperceptível de azul turquesa no globo ocular. Para executar a íris, temos que aplicar o tom mais claro que observamos na foto. Ou seja se os olhos são castanho escuros, aplicamos em toda a íris um castanho claro. Passamos depois a desenhar a menina do olho com negro e de imediato retiram-se a luzes. O cabelo segue um pouco o mesmo princípio. Se é loiro, pinta-se toda a base com tons de amarelo limão e esfuma-se.

Queima 1

Executada esta parte, que define todas as minudências, queimamos a 780º C.

Na segunda fase, vamos obter o efeito tridimensional ou dar-lhe a “alma”.
Observamos de novo a foto, o nosso trabalho queimado, a paleta-modelo das cores e identificamos qual a tonalidade a aplicar.

Para este caso, eu escolhi a cor “1ª Base de Pele Clara” misturada com a “1ª base de pele Escura”. Assim consegui uma cor intermédia adequada à tonalidade desta pequenita e apliquei por todo o rosto. Seguindo para a maças do rosto, aplica-se um pouquinho da cor “maças do Rosto” esfumando sempre. Com a cor “Sombra de rugas” muito suavemente, retocamos os pormenores das orelhas, nariz, pálpebras e pescoço. Reforçamos os lábios apenas com a “1ª Base de Pele Clara” e retiram-se as luzes.

Passamos para os olhos e aplicamos a cor castanha escura em toda a íris, inclusive sobre as luzes. Retiram-se de novo as luzes deixando perceber-se num ponto e noutro também o castanho claro.
Completam-se os olhos com a linha das pestanas, juntando um pouco de negro ao “Rich Brown”, usando um pincel bem fininho ou a caneta de canetar. Com ele também fazemos as pestanas, sempre muito leve e observando a direcção das mesmas. Com um pincel meio aberto e com um castanho claro fazem-se, bem ao de leve, as sobrancelhas e logo de seguida pelo mesmo processo o cabelo, usando a cor ocre.

Queima 2.
Temos a nossa menina pronta para a 2ª queima, mantendo os mesmos 780º C.

A terceira e ultima fase destina-se a dar, aquilo que eu costumo chamar - o toque mágico. Aqueles pequenos detalhes que dão realce, como por ex. uma maça de rosto com mais cor, o sombreado da testa e do nariz, os fios de cabelo e claro, terminar o fundo que elegemos para o nosso trabalho.
E assim termina o nosso rostinho. Vai queimar ? Não !

Eu deixo para o dia seguinte. Por vezes quando estamos a trabalhar durante 3 horas seguidas, passam-nos despercebidas correcções importantes. No dia seguinte, já descansados, olhamos para o trabalho com uma maior capacidade de crítica e aí sim, com todos os nossos sentidos apuradinhos, saltam-nos todas as falhas. Queimamos à 750º C.

Queima Final

Trabalho executado por Noémia Travassos

As tintas e o óleo que utilizei, são composições minhas que comercializo e estão disponíveis para venda, através do e-mail mencionado no meu perfil.

Experimentem, num rosto de 10 ou 15 cm para começar. É uma experiência envolvente que vão querer repetir e divirtam-se !

2 comentários:

Ana Oliveira disse...

Trabalho perfeito, principalmente porque um rosto de criança é muito mais difícil de pintar do que um rosto adulto...o narizinho que ainda não está definido, a boca nem demasiado marcada nem sem expressão...enfim uma série de pormenores que só a pratica e o talento podem resolver.
Muito bonito.
Obrigada pela partilha.
Ana

Isaura disse...

Lindo, que bem que captaste a expressão da menina, está lindo.
Isaura