24 julho, 2010

Trompe l'oeil


Quem habitualmente viaja pela Europa e tem por hábito visitar museus e palácios, de certo tem reparado nos belíssimos trabalhos de mobiliário feito em pedras duras, (mármores e outras), que aí se encontram, tais como mesas, cómodas, bancos, lareiras, etc...

São verdadeiras obras de arte, feitas com mistura de diferentes pedras e cores, recortadas e encaixadas umas nas outras como se de um puzzle se tratasse.

Num pequeno livro com algumas fotografias de excertos desses trabalhos, encontrei este que me fascinou e decidi tentar uma imitação, pintando o desenho nesta travessa em  porcelana.

O livrinho chama-se "Tableaux de Pierres Dures" e a referida peça é o tampo de uma mesa, que se encontra no Palácio de Versailles, em Paris...

O seu criador foi Martin Carlin, que nasceu em 1766 e morreu em 1785, com apenas 29 anos.

É uma pequena contribuição para os "Amigos da Porcelana", do qual me orgulho de ser membro! 

Espero que gostem!!!


Mª Leonor Santinha (Nônô)

10 comentários:

Santa Imaginação disse...

Linda essa peça Nônô!!!Continue contribuindo com os "Amigos da Porcelana"...é muito bom vir aqui!!!
Bjs
Zu

Benó disse...

Está lindo, Nônô.
Um abraço.

Noemia Travassos disse...

Entendo e subscrevo o seu gosto pelo Trompe l'oeil. Uma técnica bastante interessante que traduzida à letra significa "engana o olho".
Um marmoreado, com o seu perfeccionismo habitual e a todos nos encanta.Parabéns Nônô !!!
Fez-me lembrar uma das minhas visitas a Praga nomeadamente a uma Catedral cuja parede tinha um mármore com umas cores fabulosas. Só me apercebi que era um Trompe d'oeil, porque junto ao rodapé a humidade fez das suas e tinha levantado o estuque.
Obg pela sua preciosas colaboração que sempre nos enriquece e valoriza este espaço de todos nós. Até breve !

avlisjota disse...

Excelentes trabalhos...

Encantador este blogue!

José

Noemia Travassos disse...

Olá José,
Mt Obg pela sua visita e pelo comentário. Conforta-nos que a nossa arte sensibilize quem nos visita e ainda mais quando se tornam nossos seguidores. Obg. sua pela preferência!!
É claro que fui visitar o seu blog, do qual já sou também seguidora. Gostei particularmente das suas aguarelas, têm mt força! Vou voltar em breve.

Tarbikafa disse...

Very nice

http://lahodod.blogspot.com

wallper.lima disse...

Mto lindo, adorei...mas hoje vim aqui só pra dizer que o Wallarte completa agora dia 14.08- 2 anos, e gostaria de vê-las em meu espaço.
Beijos.
Waleria Lima.

Saozita disse...

Linda imagem,ja estou a seguir o blog.
Beijinho

Noemia Travassos disse...

Olá Waléria, há quanto tempo!
De facto é como diz na sua publicação, os dias passam a correr e consequentemente os meses e os anos. Daí que viver plenamente o agora é uma msg que devemos ter sempre presente no nosso consciente. Passei pelo seu excelente blog e deixei os meus sinceros parabéns pelo duplo aniversário. Gerir um blog de qualidade não é nada fácil, porque nos obriga a superar-nos em cada publicação. Mas.. esse esforço é sempre compensado pelo feed-back que recebemos dos amigos e de quantos se vão juntando. Quem sabe um dia a vida não nos proporcione a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente. Recentemente, em Itália tive essa experiência tão gratificante.
Até sempre Wall, com os desejos de um ano suberbo em realizações.

Noemia Travassos disse...

Olá Sãozita!
É com mt alegria que lhe dou as boas vindas ao nosso espaço de Arte. Pessoas com a sua sensibilidade (já visitei o seu "Livro da Vida") são uma mais valia para o nosso grupo, para além de que ambas vivemos na Maia !
Obg pela sua preferência. Continuaremos a pugnar para que "Os amigos da Porcelana" cheguem à excelência. Até lá, com a contribuição de todos, vamos dando o nosso melhor. Um abração !