01 dezembro, 2009

Bonecas de Porcelana

De visita ao Museu do Brinquedo em Sintra, não pude deixar de reparar nestas "meninas".... Certamente um defeito de profissão!
A verdade é que elas fizeram as delícias de crianças e adultos doutras eras.

Eis um pouco da sua da história das bonecas:

" Embora não sejam conhecidas bonecas datadas da Pré-História, provavelmente porque seriam feitas em madeira ou em couro, materiais perecíveis, na civilização babilónia conhece-se uma boneca com braços articulados feita em alabastro e também em túmulos de crianças do Antigo Egipto, datáveis do período situado entre 3000 e 2000 a.C., onde foram encontradas bonecas de madeira com uma forma que se assemelha a uma espátula, possuindo uma cabeleira farta, sendo os cabelos feitos de fios de cabelo, provavelmente banhados na argila. Na Grécia Antiga, fazia parte dos rituais que antecediam o casamento a entrega por parte da noiva à deusa Ártemis das suas bonecas e de outros brinquedos, simbolizando o fim da infância. Prática semelhante existia em Roma.
A criação de bonecas com objectivos comerciais estruturou-se na Alemanha do século XV, nas localidades de Nuremberga, Augsburgo
e Sonneberg, onde nasceram os Dochenmacher (fabricadores de bonecas).
No século XVII, apareceram na Holanda bonecas com olhos de vidro e bonecas com perucas feitas de cabelo humano.

Entre os materiais utilizados na fabricação das antigas bonecas destacavam-se a madeira e os tecidos. Geralmente a cabeça era feita de cera, em moldes feitos de esculturas. O material mais apreciado pelos colecionadores era, no entanto, a cerâmica, que tornava possível a confecção de cabeças de porcelana, biscuit e um tipo de porcelana branca com aparência semelhante ao mármore.

No Japão, as bonecas são chamadas de Ningyoo, não sendo apenas brinquedos infantis; elas são um símbolo da história dos costumes do país . In Wikipédia"
Uma saudação muito especial para a nossa Amiga Mirta da Argentina. Hola Hola!
Esperamos que dentro em breve nos mostre um pouco mais das suas maravilhosas bonecas de porcelana.

2 comentários:

Cleo Borges disse...

Noemia, que alegria poder seguir seu blog.... Quanta beleza, delicadeza e encantamento.
Sou artista plastica e pinto em óleo sobre tela, mas sempre tive paixao por porcelanas... E a pouco,depois que fui reconhecida na minha profissao a paixao pela porcelana voltou fortemente, em breve começarei a pintar porcelanas tambem...Quero estar sempre em contato com voce, para em orientar e qeum sabe, se eu for bem fazer parte desse seu blog lindissimo.
Receba meu abraço de Fé e Esperança,
Cléo Borges

Noemia Travassos disse...

Olá Cleo,

Fiquei feliz de receber a sua visita nos "Amigos da Porcelana". Obg pelo seu contacto e pelas palavras de apreciação e carinho. Terei mt gosto em ajudá-la no encontro com a porcelana e as artes do grande fogo.
Parabéns pela sua participação no Chile. São sempre experiências gratificantes. Um abraço e até breve