05 janeiro, 2009

Um Novo Milénio

Uma instalação, composta por 4 peças em porcelana, duas das quais deliberadamente “partidas” para produzir o efeito especial que pretendia. Foi o meu trabalho de participação na Convenção Internacional de pintura em porcelana do México, Zacatecas em Março de 1999.

Na peça em primeiro plano, estão identificados os símbolo de alguns dos planetas do nosso sistema solar, logo seguido de uma mão em concha em postura de dádiva. A pomba identificadora da paz, a madre Teresa de Calcutá do amor universal e as crianças .... os instrumentos de disseminação pelo mundo desses valores .

A segunda peça do puzzle, é um calendário Azeteca quebrado. Com ele, pretendo chamar a atenção para o esquecimento e abandono a que votamos os conhecimentos e a sabedoria dos nossos ancestrais.
Um trabalho de Noémia Travassos
Na terceira peça, aparece-nos como pano de fundo uma barra azul estrelada simbolizando o cosmos onde está implantado o planeta Terra ou Gaya. A dividi-lo um feixe com as cores do arco-íris, gerado pelos pensamentos renovadores dos elementos da primeira peça. Cada uma das cores simboliza uma virtude transmutadora, p.ex: o amor universal, a vontade, a cura, a espiritualidade, etc..

Serão as nossas acções, imbuídas dessas energias, que “limparão” a metade esquerda do planeta (as águas verdosas da poluição, os continentes vermelhos das guerras, dos genocídios e de todos os flagelos que hoje o atingem) e o transformarão no planeta puro que se pode visualizar no lado direito.

A quarta peça da instalação e em último plano, é um círculo, ponto de concentração de todas as energias ascendentes e descendentes e em representação do “Uno – Divino” .

Toda a instalação assenta em anfiteatro sobre uma base acrílica polida, inter-relacionando todos os elementos da instalação.

2 comentários:

Ana Oliveira disse...

Némia

Linda peça, não só pela originalidade e execução, mas também pela mensagem tão importante!

Os meus parabéns, também pela sua presença na televisão, com os seus maravilhosos trabalhos e das suas alunas. Acabo de ver em directo.

Um beijo

Ana Oliveira

gata louceira disse...

Como sempre uma peça maravilhosa e com mensagem o que já é habitual!Parabéns!!!
Ainda não perdi o encantamento pelas tuas peças!
Tive pena de não te ver na TV mas só soube em cima do acontecimento e tinha um compromisso inadiável!
Consegues arranjar o vídeo? Gostava imenso de ver.
Beijinhos
Ivone