17 novembro, 2008

Aliens´s

Registos da inauguração da Expo"Propriocepção", com a presença dos anfitriões Dr. António Coelho, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, do Dr. Mário Leal, Director do Museu Municipal do Móvel e da pintora Noémia Travassos.




Uma inesperada e linda dissertação sobre a artista e o seu trabalho, pela reconhecida poetisa Estrela Babau.
Uma das peças em exposição da pintora Noémia Travassos.

Esta obra, de face dupla, é um tributo às mulheres "girafa" da tribo Padaung de Mianmar, (hoje em dia refugiadas na Tailândia) e

à tribo Ndebele da África do Sul.

Para ambas as tribos, alongar os seus pescoços com anéis de metal é um símbolo de rara beleza, herdado de antepassados cujos registos..... se perderam nos tempos.

Como é que uma moda tão peculiar aparece em tribos a habitarem em continentes distintos e separados por cerca de 8.000 km ? Será que tentavam imitar alguém? Será que a moda teve origem num único povo, mas que a adversidade apartou ?

Uma questão certamente sem resposta mas que me levou a chamar-lhe "Aliens's ".

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Olá, bom dia!
Venho até cá na primeira visita.
Estas mulheres, com pescoços de gazela, sempre me causaram enorme admiração e curiosidade. Li algures, sobre elas, há já alguns anos, que sem os aneis, nãos lhes seria possível resistirem, o que é compreensível, depois de muitos anos a usá-los.
E embora não sendo estudiosa, creio terem tido origem numa mesma tribo.
Fiquei com pena de não poder ir à
inauguração da exposição, mas foi impossível.
Outra vez será.
Parabéns à Pintora e à Poeta.
Beijos de muita amizade da
Maria Mamede