28 fevereiro, 2009

Pachamama - Madre Tierra

Dando substância à reflexão de Fernando Pessoa no artigo anterior, estabelecer a ponte de entendimento entre a minha paisagem etérea e a sua materialização não foi tarefa fácil.

Neste caso e como em tantas outras vezes, cheguei ao fim do trabalho com o sentimento de que agora é que estaria verdadeira pronta para o reiniciar.

Criei-o para participar na Convenção Internacional de Pintura em Porcelana do México, em Merida que será inaugurada no próximo dia 03-Março.

É também a minha forma de prestar homenagem aos ancestrais povos Ayamara e Quechua dos Andes da América Central e do Sul. Em seu entendimento, a Pachamama é muito mais que a Mãe Terra, a protectora, a promotora da abundância e da fecundidade ou o planeta físico em si. É antes uma divindade, entendida num “todo” espiritual e integrada no espaço cósmico - a “Tierra Madre” quântica.

Trabalho de Noémia Travassos (42 X 62 cm)

A facilidade ou dificuldade desta criação, aparte a capacidade técnica para a realizar, reside na eleição dos elementos capazes de plasmarem o espírito dessa crença. Se foram os certos ou não... só vós, os que a vão apreciar me poderão dar esse “feed-back”.

Para facilitar a percepção da minha composição artística, faço-vos uma breve síntese do conteúdo dos elementos presentes:

1 - O homem e a mulher, numa posição de yoga, representam a união e o amor universal. Essas qualidades sustentam e alumiam a raça futura representada por um bebé especial (com uma proporção ligeiramente ampliada em relação aos pais).
2 - Os olhos de felino espelhando continentes, representam o reino animal.
3 - Ao centro, uma cascata de energia desce do cosmos e funde-se numa queda de água (segundo os Quechua, as nascentes, as cascatas e os altos picos das montanhas eram os vórtices energéticos da Pachamama).
4 - A cruz celta representa as crenças religiosas e as abóbadas celestes, a espiritualidade.
5 - E por último, uma árvore, a Oliveira, em representação do tempo, da transmutação do pequeno e amargo fruto em algo de valor acrescentado, representando simbolicamente o mecanismo da evolução.

27 fevereiro, 2009

Um Elo mais ....


Um elo mais nesta força criativa, neste dar as mãos mundial, com a adesão de mais uma apaixonada pela nossa Arte em Porcelana.

Sê bem vinda Manel, uma artista portuguesa com garra e a crescer dia-a-dia !

Que o nosso lema - “Juntos somos Força Criadora” seja a energia do agora e a satisfação do amanhã!

Esperamos ansiosos, que em breve partilhes connosco as tuas obras de Arte!

26 fevereiro, 2009

Alma e Realidade ... Duas Paisagens Sobrepostas

Ainda sobre a temática do conceito de "Arte", e como forma de apresentação dos trabalhos destas artistas deixo-vos uma reflexão, deveras interessante, de Fernando Pessoa:


" 1 - Em todo o momento de actividade mental acontece em nós um duplo fenómeno de percepção: ao mesmo tempo que temos consciência de um estado de alma, temos diante de nós, impressionando-nos os sentidos que estão virados para o exterior, uma paisagem qualquer, entendendo por paisagem, para conveniência de frases, tudo o que forma o mundo exterior num determinado momento da nossa percepção.

2 - Todo o estado de alma é uma passagem.
Isto é, todo o estado de alma é não só representável por uma paisagem, mas verdadeiramente uma paisagem. Há em nós um espaço interior onde a matéria da nossa vida física se agita.
Assim uma tristeza é um lago morto dentro de nós, uma alegria um dia de sol no nosso espírito. E mesmo que se não queira admitir que todo o estado de alma é uma paisagem, pode ao menos admitir-se que todo o estado de alma se pode representar por uma paisagem.
Se eu disser "Há sol nos meus pensamentos", ninguém compreenderá que os meus pensamentos são tristes.

Trabalho de Filomena Alves

3 - Assim, tendo nós, ao mesmo tempo, consciência do exterior e do nosso espírito, e sendo o nosso espírito uma paisagem, temos ao mesmo tempo consciência de duas paisagens.

Ora, essas paisagens fundem-se, interpenetram-se, de modo que o nosso estado de alma, seja ele qual for, sofre um pouco da paisagem que estamos vendo - num dia de sol uma alma triste não pode estar tão triste como num dia de chuva e, também, a paisagem exterior sofre do nosso estado de alma - é de todos os tempos dizer-se, sobretudo em verso, coisas como que «na ausência da amada o sol não brilha», e outras coisas assim.

Trabalho de Elsa Machado
De maneira que a arte que queira representar bem a realidade terá de a dar através duma representação simultânea da paisagem interior e da paisagem exterior.
Resulta que terá de tentar dar uma intersecção de duas paisagens.
Têm de ser duas paisagens, mas pode ser - não se querendo admitir que um estado de alma é uma paisagem - que se queira simplesmente inter-seccionar um estado de alma (puro e simples sentimento) com a paisagem exterior. [...]"

Fernando Pessoa, in 'Cancioneiro'


11 fevereiro, 2009

Kallawaya

Kallawaya, é a palavra boliviana que significa sacerdote ou homem santo.
Aprendi isso aquando da minha passagem pela Ilha do Sol na Bolívia. Este kallawaya fez para todo o grupo que participou na Convenção Boliviana de Pintores de Porcelana , uma cerimónia Inca com oferta de alimentos aos Deuses.
O seu olhar profundo, infinito, quase sem direcção, tocou-me bem fundo na alma.
Decidi perpetuá-lo neste trabalho.
Um trabalho de Noémia Travassos

Para enquadrar a placa central do rosto, executei várias peças de porcelana do tamanho de pequenos azulejos, gravados com a técnica de corrosão em ácido e posteriormente pintados a azul. Finalmente apliquei todas as peças sobre uma placa de madeira mdf, previamente pintada de azul escuro.
Se quiserem saber mais coisas ....
basta escreverem-me para o mail constante do meu perfil.

01 fevereiro, 2009

Nós e uma Noz

Captar com um pincel a beleza desta noz no seu berço, foi o desafio a que a pintora Elsa Machado chamou de compromisso. Durante três aulas mergulhou nos tons de verde, lutou com efeitos tridimensionais e deu alma àquela tímida noz. Desafio certamente muito bem superado não acham?

Um Trabalho de Elsa Machado
Mas a noz não é só linda de se ver, é também um alimento riquíssimo.

É especialmente rica em vitamina E, um poderoso antioxidante cardiovascular, contém proteínas, magnésio, potássio, fósforo, ferro e zinco, o que a tornam num alimento completo e saudável.

Devido ao seu teor em fósforo (288 mg/100g) e magnésio (160mg/g), é indicada para pessoas sujeitas a grande desgaste intelectual e constitui um tónico cerebral, que alimenta as células nervosas.

Aliás, as semelhanças entre o encéfalo humano e uma noz são bastante curiosas.